Descubriendo el Yoga y el Buceo

Fomos para a Indonésia para mergulhar e também ficamos para fazer ioga

Somos fiéis amantes do mar, da aparente tranquilidade das águas oceânicas, de viajar, de observar os peixes e os recifes de coral e das conversas depois vendo as ondas quebrarem na praia, contra a luz, com o outono da tarde que se avizinha. Sempre encontramos todas essas variáveis ​​que para nós são a chave da felicidade em mergulhar.

Viajámos até à Indonésia para percorrer as ilhas de Komodo e Bali durante algumas semanas, acompanhados por uma equipa de mergulhadores residentes do país que conheciam as praias como a palma da mão e nos levaram a alguns dos melhores mergulhos que já fizemos. já experimentei até hoje. . A Indonésia é um país que abriga mais de 17.500 ilhas no seu interior, das quais cerca de 6.000 não são habitadas. É o décimo sexto maior país do planeta e o quarto mais populoso.

Primeira parada: a ilha de Bali

La Isla de Bali - Descubriendo el Yoga y el Buceo

O primeiro destino que fomos foi a mítica ilha de Bali, a ilha mais famosa e turística do país. Embora haja mais afluência turística, mantém o seu encanto e personalidade. É impressionante observar as praias vulcânicas, os templos e a arquitetura da zona, e o férreo e forte hinduísmo que não perdeu a sua presença na ilha apesar dos fortes efeitos da globalização. Outra coisa que achamos curioso foi ver os vastos campos de arroz da ilha, o que explica porque cada refeição que comíamos era acompanhada por uma tigela de arroz (delicioso, aliás).

Além do surf e da proximidade com a capital do país, Java, Bali é especialmente conhecida pela qualidade do mergulho que pode encontrar, e que encontramos, de facto, entre os recifes de coral e a maior parte das novecentas marinhas espécies que vivem nas águas do Pacífico.

Parece que nada mais nos surpreende ou chama particularmente a atenção neste mundo de coisas já descobertas, frívolas e impessoais, mas quando, no nosso primeiro dia, de manhã cedo, saímos da nossa casinha em Bali, colocamos em nosso neoprene, pegamos o equipamento de mergulho e subimos no pequeno barco liderado por Cova, nosso guia e melhor aliado ao longo do caminho, começamos a ter verdadeira consciência do que iríamos vivenciar.

Gostamos especialmente do mergulho matinal porque ainda não entra muita luz debaixo d'água e os peixes estão calmos, correndo nas últimas horas de escuridão para caçar. Pensar no café da manhã que nos espera depois também é uma sensação agradável. Aproveite as coisas antes que elas aconteçam.

Quando mergulhamos, com uma luz quase roxa decorando nossos rostos e a superfície, pudemos perceber que mergulhar em Bali era tão mágico quanto nos haviam dito: peixes-lua, tartarugas marinhas, pequenos tubarões e polvos de anéis azuis são apenas algumas das espécies que pudemos observar ao longo da manhã. Passamos a maior parte da manhã debaixo d'água. Quando voltamos à superfície, conversamos com Cova sobre o quão relaxante a experiência nos pareceu, sobre o corpo bom que nos restava durante todo o dia e sobre o poder que a respiração profunda, o silêncio e a luz têm na mente. característica fraca de profundidade. Cova perguntou-nos então se praticávamos yoga regularmente, ao que alguns do grupo deram um enfático e retumbante não como resposta, e outros confessaram timidamente que muito ocasionalmente, na cidade, frequentávamos aulas de meditação no ginásio.

Descubriendo el yoga y el buceo

Cova veio nos buscar em nossos bangalôs naquela mesma tarde, quando o pôr do sol já deixava as nuvens alaranjadas e o mar estava rosado, quase roxo, como a manhã. Ele trouxe tapetes para todos e pediu que vestissemos roupas esportivas. Em seguida o acompanhamos até a praia, vazia e silenciosa, onde ele estendeu o tapete; imediatamente depois ele começou a nos dar aulas de ioga.

No início não conseguimos nos desconectar do resto e focar na respiração e nos conectarmos com nós mesmos, mas depois Cova nos disse para pensarmos em como respiramos quando mergulhamos, com que calma inspiramos e prolongamos a expiração para segurar mais tempo debaixo d'água, e que apliquemos essa técnica à nossa respiração durante a aula. De um momento para o outro nos encontramos num estado de relaxamento completo; nosso corpo flutuava em meio a tanta paz, e mesmo de olhos fechados sentíamos os últimos raios do sol da tarde em nosso corpo.

Nos próximos dias em Bali, criamos a tradição de fazer uma aula de ioga de quarenta e cinco minutos antes do mergulho e outra à tarde, antes do jantar. Pudemos observar muitas semelhanças entre o yoga e o mergulho, como que ambos partem do respeito pelo seu corpo e pelo que o rodeia.

Ambos exigem estar atento ao momento que você está vivendo, aproveitá-lo, valorizar o presente e não perder tempo com o que aconteceu ou o que está por vir. Ambos os “esportes” exigem que diminuamos o ritmo, que não vivamos por viver, que apreciemos cada ação que fazemos e não a tomemos como garantida.

Komodo, um paraíso natural sem precedentes e ioga subaquática.

De Bali fomos para a ilha de Komodo, também chamada de “Ilha do Lagarto Gigante” porque um dos habitantes locais de Komodo é o lagarto gigante, que mede quase três metros e pesa cerca de 70 quilos. Está em perigo de extinção e para protegê-lo foi criado o Parque Nacional de Komodo na década de 1980.

Além disso, Komodo é declarado Patrimônio Nacional pela UNESCO, o que se traduz em um local extremamente protegido, e que pode ser observado na biodiversidade da área, que é a mais ampla do planeta.

Nossas semanas em Komodo não poderiam ter sido melhores, passamos os dias entre arraias, tubarões, baleias, golfinhos e tartarugas marinhas. Provámos a gastronomia da zona, autêntica, picante, deliciosa e claro, acompanhada de arroz. Visitamos muitas praias da ilha, entre elas a Praia Rosa, cuja areia é rosada devido à deterioração dos corais vermelhos que a maré leva para a costa e, quando se deterioram, ficam do tamanho de um grão de areia.

Depois de mergulhar nas áreas centrais de Komodo, seguimos para a face norte da ilha e mergulhamos sob o Caldeirão e a Pedra Cristal. Na manhã em que íamos mergulhar na zona da China Shop, dirigimo-nos, como todas as manhãs desde aquele dia maravilhoso com o Cova, até à costa para praticar yoga. Mas Cova nos disse que naquele dia a aula de ioga e meditação seria debaixo d'água. Ioga subaquática? A resposta é sim.

Se já sentíamos paz sob a superfície durante o mergulho, imagine quando combinamos as duas práticas mais relaxantes que já praticamos. Foi incrivel.

Descubriendo el Yoga y el Buceo

Sentimos como nosso corpo flutuava debaixo d'água e sentimos uma tranquilidade que não havíamos experimentado antes. Cova disse-nos quando voltámos à superfície que praticar ioga debaixo de água nos ajudaria a controlar melhor os nossos mergulhos, e que nos evitaria dores musculares, e também seríamos capazes de visualizar melhor as fases dos nossos mergulhos.

Recomendamos a todos os mergulhadores do mundo que pratiquem yoga debaixo d'água, seja em Komodo, Bali ou Espanha!

Então, como estão os ioga e o mergulho ?

Tanto a ioga quanto o mergulho visam alcançar um movimento meditativo: medite para sincronizar a respiração com o balanço do corpo. A respiração está intimamente relacionada à mente e ao humor, portanto, controlar a respiração nos levará a controlar a mente. Controlar a mente nos relaxa e nos dá tranquilidade e favorece a distribuição adequada do oxigênio por todo o corpo. Yoga e mergulho nos levam a esse estado meditativo natural.

Respiração

O elemento comum mais óbvio entre ioga e mergulho é a respiração. A respiração é uma arma poderosa que nos afeta muito, mesmo que não tenhamos consciência disso o tempo todo. Quanto mais suavemente você respira, mais você aproveita. Controlar a respiração também promove uma redução nos níveis de estresse que geramos. É evidente que controlando a respiração teremos mais tempo para aproveitar o ambiente subaquático. Ao praticar ioga e mergulho, ficamos muito mais conscientes dos processos respiratórios do nosso corpo e da forma como respiramos. Devemos controlar nossa forma de respirar; Isto deve ser profundo e contínuo, e não deve ser mantido em nenhum momento.

Relaxamento

Quando estamos debaixo d'água sentimos uma tranquilidade muito difícil de explicar, pois não a encontramos facilmente na superfície, a menos que pratiquemos ioga. Ambos se baseiam na geração de calma e concentração. Ambos deixam uma sensação de bem-estar depois de terminados: Quando mergulhamos ou praticamos yoga, controlamos o nosso corpo e focamos no nosso espírito; em melhorá-lo, em descontratá-lo.

O Silêncio

Outro elemento comum ao mergulho e ao yoga é o silêncio que envolve ambos e que é inestimável quando se trata de meditar, viver o momento presente e conectar-se com o eu interior do outro.

Descubriendo yoga y el buceo

Encontrar a tranquilidade é simples, basta procurá-la e saber como alcançá-la. Encontrámo-lo num canto da Indonésia, no mergulho, no yoga, nas conversas com amigos e com gente nova. Já sabe onde é o seu?

Se ainda não tem muita certeza, recomendamos que pegue um avião e embarque na aventura que lhe contamos e que temos o prazer de que você repita para nós.