Portada-De cuando fuimos a bucear a las Maldivas

Quando fomos mergulhar nas Maldivas

Foi no momento em que entramos no avião que percebemos que nossa experiência estava oficialmente começando. Carregado com nossas equipes mergulhando, malas cheias de câmeras, trajes de banho e protetor solar, seguimos, sobrevoando o oceano, em Maldivas.

Este paraíso de recifes de coral, águas cristalinas, fauna e ilhas desabitadas parecia-nos um lugar para onde nunca navegaríamos e veríamos através dos outros. Durante as 13 horas que passámos no avião, tivemos tempo para pensar em todos os locais que queríamos visitar, em todas as comidas que queríamos experimentar, no sol, na areia e, sobretudo, no mergulho.

Na manhã em que partimos, chegamos ao aeroporto agasalhados e com o frio seco e intenso que caracteriza o inverno de dias curtos e poucas horas de luz em Madrid.

Quando saímos do avião parecia que tínhamos viajado para outro planeta. O sol já começava a se pôr em Malé, capital do país, e longe de encontrarmos uma ilha paradisíaca, vazia e rodeada de nada, podíamos avistar do aeroporto, ao longe, um complexo de edifícios altos empilhados uns ao lado dos outros das demais, numa espécie de cidade de 6 quilômetros quadrados onde vivem mais de cem mil pessoas. Não perdemos muito tempo visitando Malé porque nosso objetivo era claro: queríamos fugir de tudo que é familiar e focar no mar, nas palmeiras e na tranquilidade que tínhamos certeza, respirada no paraíso.

Decidimos aproveitar as ilhas observadas da água e focar no que havia abaixo da superfície, mas também estávamos curiosos para conhecer a vida no país, por isso passamos os primeiros dias visitando algumas ilhas das Maldivas e depois Passámos uma semana num barco que se tornou a nossa casa naquela época e nos levou de atol em atol para conhecer os melhores locais para mergulhar nas Maldivas.

TOUR NO Continente

De cuando fuimos a bucear a las Maldivas

O conglomerado de ilhas que compõem as Maldivas é composto por 26 atóis que juntos abrigam mais de mil ilhas menores, das quais apenas 200 são habitadas.

O passeio “no continente”, como lhe chamamos, consistiu em visitar várias ilhas e cidades de forma independente durante alguns dias.

Ficamos em hotéis pequenos, mas aconchegantes em cada lugar que passamos e ficamos um ou dois dias, no máximo, em cada lugar. Procurámos absorver a cultura, a comida, as rotinas dos habitantes locais, os seus gostos culinários, os seus horários... queríamos conhecer a sua forma de viver e de compreender a vida. E nós adoramos.

Nossa primeira parada foi em uma ilha (das habitadas) pertencente ao Atol Kaafu, chamada Maafushi, onde pudemos fazer nosso primeiro mergulho nas famosas águas do Oceano Índico que tanta curiosidade nos causavam. Pudemos ver em primeira pessoa e não em fotos ou na nossa imaginação, as cores e formas que os fundos de coral fazem debaixo de água e a tranquilidade com que os tubarões e golfinhos se movem quando passamos.

De cuando fuimos a bucear a las Maldivas - Snorkel

De Maafushi seguimos de ferry para Guraidhoo, uma ilha conhecida por ser um dos melhores locais de mergulho nas Maldivas.

Além de desfrutar de uma experiência de mergulho imbatível, outra coisa que adoramos nesta pequena cidade é que ela ainda permanece um tanto desconhecida para os turistas e mantém em grande parte a sua autenticidade das Maldivas. A principal fonte de renda da região vem da pesca, por isso, atraídos pela tranquilidade e pela essência da vida local, fomos ver o que podíamos encontrar em Guraidhoo.

Depois do nosso mergulho, de estômago vazio e muito felizes e agradecidos, partilhámos anedotas da manhã em Guraidhoo e falámos sobre o que faríamos a seguir, sentados nas mesas de um restaurante com vista (The Wall Café). Quando o sol começou a se pôr e a água refletia a luz laranja da tarde, fomos à praia assistir ao pôr do sol.

Nossa próxima parada foi a ilha Huraa, uma das menos turísticas de Kaafu. Para chegar lá, tivemos que ir de Guraidhoo para Male, e em Male pegar uma balsa para Huraa. O que fizemos nesta ilha? Descansamos o dia todo na Praia do Bikini e mergulhávamos com snorkel ao pôr do sol. Enquanto descansávamos nas espreguiçadeiras da praia, um grupo de crianças locais começou a jogar futebol na praia e passamos várias horas entretidos assumindo o papel de árbitros da partida.

Fizemos o plano estelar quando já era noite e ousamos mergulhar sem luz. Se os tubarões e as espécies marinhas já impressionam um pouco durante o dia... quando não se vê nada, a sensação de incerteza e insegurança é maior, mas valeu muito a pena! Aos poucos, os olhos e o corpo se acostumam com a escuridão e se concentram em observar o que está à sua frente.

Depois da experiência noturna experimentamos um restaurante chamado Kandu Grill. Comemos frutos do mar quase na areia da praia em mesas com guarda-sóis de palha e luzes penduradas que iluminavam a noite.

Isla Huraa- de cuando fuimos a bucear a las maldivas

O próximo destino que visitamos durante nosso passeio pelo continente foi a ilha de Dhiffushi. A maior atração desta ilha são as suas praias, que parecem ter saído da capa de um disco de reggae. Areia branca, água azul turquesa, guarda-sóis no meio da praia e palmeiras e plantas ao redor. O lugar perfeito para passar um ou dois dias lendo, tomando sol e vendo o pôr do sol.

Passamos a noite em um hotel pequeno, mas muito aconchegante (Crown Beach Hotel) que ficava bem perto da praia e foi muito confortável para continuarmos com nossa tarefa do dia: aproveitar para não fazer absolutamente nada.

Islas Maldivas-De cuando fuimos a bucear a las Maldivas

Nossa experiência em terra não poderia terminar sem ter passado por um resort all inclusive nas Maldivas, então nosso último destino foi o hotel Milaidhoo Island um resort que está localizado a uma curta distância de Malé e tinha vistas imbatíveis e instalações de sonho onde queríamos ficar e viver. Quando chegamos ao estabelecimento os funcionários do hotel nos receberam com muito carinho e gentileza, a equipe nos fez sentir em casa.

Quando entramos em nossos respectivos quartos, não podíamos acreditar onde estávamos. A sala dava para o mar, transparente e vazia, e apenas enormes janelas nos separavam do exterior, que decidimos abrir para deixar entrar a brisa marítima e o vento que vinha directamente do oceano.

As paredes eram brancas e contrastavam com os móveis de madeira entalhada. O design não poderia ser mais bonito. Ao sairmos da sala, tínhamos diante de nós uma pequena plataforma de madeira com redes e cadeiras e mesas para tomar café da manhã ou ler tranquilamente em frente ao mar, e depois uma piscina em formato de lua que se fundia com o mar.

Naquela tarde fomos fazer uma massagem, também ao ar livre e com o som das ondas à nossa volta, e depois fomos jantar no restaurante do resort. Tivemos muita sorte porque não havia muita gente e desfrutamos de uma experiência gourmet quase personalizada. O que mais gostamos foi que, na manhã seguinte, trouxeram o café da manhã para o nosso quarto. Muitos tipos de frutas, ovos mexidos, pães de todos os tipos, sucos naturais e deliciosos chocolates e cafés. Estávamos começando o dia da melhor maneira possível, e o melhor de tudo: sem pressa, sem planos definidos. Durante esse dia e no seguinte nos dedicamos a visitar todas as áreas do hotel, tomar sol, descansar e comer muito e muito bem!

Hotel Maldivas- De cuando fuimos a bucear a las Maldivas

AO VIVO A BORDO

Chegou a hora de embarcarmos em nossas acomodações para os próximos dias. Nossa aventura começou totalmente focada no mergulho nas Maldivas. Alugamos um barco que nos levou pelas melhores áreas para mergulhar. Decidimos fazer a rota Sharktastic, que passa pelos atóis de Ari, Male, Vaavu e Meemu. Na altura do ano em que viajámos, as águas oceânicas trouxeram correntes vindas do leste das Maldivas, nascidas em Sumatra e na Indonésia e trouxeram consigo espécies oceânicas que se aproximaram dos recifes em alta velocidade e limparam o ambiente marinho, para que visibilidade das profundezas foi incrível.

O passeio durou 7 dias, e o primeiro lugar que fomos mergulhar foi o Atol Sul de Malé. Os nossos locais de mergulho foram Kandooma Thila, um dos poucos locais nas Maldivas onde a direção das correntes não afeta a qualidade do mergulho, o que é sempre impressionante. Vimos tubarões de pontas brancas, raias manta e recifes de corais com cores suaves e delicadas que não conseguimos tirar da cabeça durante todo o dia.

O outro local de mergulho nesta área foi Cocoa Corner, onde encontrámos o maior número de tubarões até agora. Submergimos quase 29 metros e a pressão da água, o nervosismo e o espetáculo das espécies marinhas que víamos diante de nós fizeram a nossa adrenalina subir e não houve espaço para medo. Vivemos aquela experiência como se fosse a última. O momento mais especial daquele mergulho foi quando uma família de tubarões de pontas pretas atravessou o canal que vai de Cocoa a Kandooma com a aparente tranquilidade e calma com que estes animais se movimentam.

scooba- cuando fuimos a bucear a Maldivas

Nosso próximo destino foi o Atol Vaavu, um paraíso inexplorado que abriga várias ilhas, o Atol Felishoo e o Recife Vattaru. Fizemos um mergulho no Fotteyo Kandu, considerado um dos locais de mergulho mais emblemáticos das Maldivas. Ao longo do caminho fomos acompanhados por barracudas, raias mantas, cardumes de atum e um dia de sol que já não podíamos ver enquanto íamos em direção ao fundo do mar.

O South Ari Atoll foi nosso último local de mergulho. Este atol natural está localizado no oeste do arquipélago. Os locais onde mergulhámos foram Maamigili Beyru, onde pudemos avistar de perto tubarões-baleia, que fizeram deste atol a sua casa por algum motivo que não descobrimos.

O último mergulho da nossa espetacular viagem foi em Broken Rock, uma área que leva o nome da grande rocha dividida que está localizada no centro deste local de mergulho. Neste mergulho vimos grandes áreas de recifes de coral com muitas combinações de cores e formas que pareciam dançar ao ritmo do movimento das correntes de água, que são muito fortes nesta zona e em algumas ocasiões tivemos que prestar especial atenção para não bater-nos contra o coral.

buceo-cuando fuimos a bucear a Maldivas

O ecossistema das Maldivas é lindo, mas muito delicado, pois é o país com menor altitude, então o aumento do nível do mal o afeta muito. Temos que respeitá-lo e cuidar dele, observá-lo à distância sem alterá-lo. Fizemos uma lista com fotos de todas as espécies marinhas que pudemos observar durante a nossa viagem e o resultado foi este:

Vimos tubarões-baleia, arraias-manta, tartarugas, tubarões de pontas brancas e pretas, barracudas e moreias, peixes-palhaço, caranguejos correndo pela areia da praia e claro, curtimos as cores dos recifes de corais! também cheio de vida!

especies buceo maldivas - cuando fuimos a bucear a Maldivas

Nossa experiência nas Maldivas, embora tenha nascido como uma viagem focada no mergulho, acabou marcando um antes e um depois na nossa forma de ver a vida, desde a calma que sentimos em cada ilha que visitamos, quanto tempo duraram dias e a sensação de que tínhamos todo o tempo do mundo a qualquer hora do dia, nos fez querer mudar muitas coisas em nossa rotina na cidade, e claro que muitas metas de curto prazo foram alteradas para serem substituídas por esta : “Temos que voltar”. Em breve cumpriremos e contaremos tudo para vocês.

Esperamos que nossa viagem tenha motivado você a fazer uma semelhante ou igual! E incentivou você a viajar de graça, mesmo que o destino seja um pouco longe. Vale muito a pena caminhar, comer e viver, como fazem os nativos de cada país.