Puerto escondido, Oaxaca: Un paraíso surfero en México.

Puerto escondido, Oaxaca: um paraíso para surfistas no México.

Voamos de Madrid para a Cidade do México, que foi o ponto de partida oficial da nossa rota. Alugamos uma van e iniciamos nossa viagem de surf, turismo e lazer pela costa de Oaxaca, que teve como destino final o paraíso do surf mexicano. Depois de passar alguns dias visitando os monumentos, as igrejas e catedrais, as galerias de arte, o impressionante Jardim Etnobotânico e outras maravilhas que encontramos na cidade de Oaxaca, localizada relativamente perto da Cidade do México, pegamos nossa van e iniciamos nossa jornada. dirigindo pelas estradas costeiras mexicanas em direção a uma das mecas mais míticas de Surf : Porto Escondido.

Puerto Escondido, localizado no sul do México e banhado pelas águas do Pacífico, ganhou muita popularidade desde a década de 90. O turismo que esta cidade mais acolhe é composto principalmente por turistas mexicanos, mas nos últimos anos a cidade também tem recebido muito turismo estrangeiro, o que não surpreende; assim que lá chegámos ficámos impressionados ao ver uma paisagem e uma vegetação tão selvagens num ambiente tão povoado.

Há alguns anos começou a ser descoberta a qualidade das direitas e esquerdas que continham as águas desta cidade costeira do México, mas foi difícil transformar o local num destino regular de surf, pois o terreno ainda era extremamente virgens e surfistas tiveram que lidar com um número incontável de insetos, cobras e tubarões. Devido ao boom da globalização, da digitalização e do acesso completo a tudo, Puerto Escondido deixou de ser tanto, e hoje é um lugar muito mais frequentado e o mar, lar de muitos surfistas locais e estrangeiros. As famosas ondas das praias de Puerto Escondido transformaram esta cidade, inicialmente conhecida apenas por poucos, num lar sagrado onde vêm surfistas de todo o mundo.

Puerto Escondido, Oaxaca - Paraíso surfero

Quando chegamos, encontramos uma praia de areia fina e fofa, e águas esmeraldas, quase transparentes que se estendiam por 25 quilômetros de areia, e se encontrava em um ambiente descontraído em que todos O mundo parecia estar de bom humor. humor. É difícil não estar quando o sol te acaricia, faz calor, você não tem pressa e está diante de um dos spots de surf mais famosos da história.

Achamos a vida noturna, a comida, os restaurantes e as pessoas espetaculares. Provámos o badejo, um prato que nos surpreendeu agradavelmente, pois longe da associação que tínhamos com este peixe, demos por nós perante uma empanada frita recheada com peixe. Provámos também os tacos de polvo, o veleiro e bebemos a bebida típica da zona - além do conhecido mezcal - que se chama Cocol e é feito com rum, leite e água de coco: doce demais para o nosso paladar, mas que delícia!

Nosso objetivo era surfar nas ondas de La Zicaleta, uma praia mítica de três quilômetros de extensão. O seu fundo arenoso, a onda que se gera é monumental, rápida e perfeita para nós.

Playa Zicaleta, Oaxaca- Paraíso surfero

As ondas de La Zicaleta viram surfando montando-as, e já sediaram alguns dos eventos mais importantes do Big Wave Tour. Passámos vários dias na praia da Zicaleta, pois é aqui que se encontram as ondas mais impressionantes, que por vezes chegam aos 6 metros de altura. A nossa rotina diária baseava-se sobretudo em acordar cedo, correr para a água, passar a manhã inteira a apanhar ondas e sair para comer, todos os dias à uma, nos restaurantes da zona. À tarde surfávamos até o sol começar a se pôr e depois saíamos novamente da água, e sentávamos na areia, observando o pôr do sol na costa do Pacífico, que, para nós, é o mais bonito.

Além de Zicaleta, decidimos visitar mais algumas praias para conhecer melhor a zona. Percorremos a praia de Carrizalillo, que consideramos perfeita para aprender a surfar, pois as ondas são lentas e longas, o que permite gerir melhor o seu percurso. Além disso, essa praia é pequenininha e aconchegante, passa praticamente despercebida. Tivemos que trabalhar muito para ter acesso a ele.

Tem formato de semicírculo fechado e areia fina. Aqui, além do surf, dedicamo-nos a fazer outra das atividades que mais nos apaixona: o mergulho!

COISAS PARA FAZER EM PUERTO ESCONDIDO ALÉM DO SURF:

Puerto Escondido: Paraíso surfero, Tortugas

Além de comer, descansar e surfar muito, descobrimos que em Puerto Escondido há muitas atividades muito interessantes e divertidas para fazer.

• Praia Escobilla:

Nunca tínhamos visto uma tartaruga sair da carapaça e ir instintivamente em direção ao mar. Na Playa Escobilla vimos, ao longo de todo o terreno arenoso, centenas de tartarugas eclodirem e irem tomar o seu primeiro banho no mar. Adoramos surfar, mas vendo esse espetáculo da natureza em primeira pessoa e ao vivo não podemos trocar por nada.

• Praia Manzanillo:

Embora bastante movimentada, esta praia é ideal para o mergulho devido às suas águas calmas e cristalinas, e um fundo pouco profundo e com boa visibilidade que permite observar a biodiversidade marinha que este local tem para oferecer.

ONDE FICAR EM PUERTO ESCONDIDO

Hoteles en Puerto Escondio, Oaxaca, México

O bom de Puerto Escondido é que existem vários tipos de hospedagem; desde hotéis, a hostels, casas para grupos e até quartos e casas partilhadas.

Ficamos no hotel Santa Fe, muito bonito, perto de Zicaleta, com vista para o mar e lindas instalações, embora também tenhamos pensado em ficar no Hotel Selina Puerto Escondido, que também fica na Praia da Zicaleta e possui instalações muito completas.

Também encontramos

Vivo Resorts e Villas Carizalillo opções muito boas, mas estavam um pouco longe da área onde queríamos passar a maior parte do tempo.

Por outro lado, se você está com um orçamento apertado e quer passar seus dias perto de Zicaleta, recomendamos o Hotel Zanzibar. As instalações são humildes mas aconchegantes e oferecem os serviços básicos e necessários para se sentir confortável e não perder nada.

Se preferir ficar em casas pequenas ou bangalôs, uma boa recomendação é o “hotel” Bungalows Zicaleta. O complexo conta com piscina e restaurante em seu interior, e conhecidos nossos que o visitaram afirmam que o atendimento é encantador e que a experiência ali foi excelente.

ONDE COMER EM PUERTO ESCONDIDO?

Restaurantes en Puerto Escondido, México

Costeñito Cevicheria:

Neste restaurante oferecem uma oferta espetacular de ceviche em termos de qualidade e apresentação. Costumam acompanhar com batatas assadas finas e levemente desidratadas, que não são crocantes, mas também não são muito macias, com temperos e um sabor especial, ainda mais quando você acaba de voltar do surf. A quantidade de comida que servem é generosa, mas é impossível não comer tudo!

O Pequeno Café:

Tomámos vários dias de pequeno-almoço nesta cafetaria onde a fruta era sempre fresca e havia muita variedade, e os pratos que serviam eram, mais uma vez, bastante abundantes: ofereciam "Huevos Oaxaqueños" que era uma combinação de ovos com molho de tomate e queijo ao qual se podem juntar, como acompanhamento, feijão, tortilhas ou batatas "tortilla". Uma boa forma de começar o dia: com um bom pequeno-almoço.

Coco Zicaleta de Peixe:

Neste restaurante, o prato que mais gostamos foi o polvo, acompanhado com arroz, salada e fruta: simplesmente delicioso, e muito perto do nosso surf spot e hotel.

Restaurante Espadin:

No dia em que mergulhávamos na Playa de Carrizalillo, tivemos muita sorte de encontrar este local. Achamos perfeito para tomar uma bebida ao cair da noite. O restaurante era lindo e as vistas eram ainda mais.

QUANDO É A MELHOR DATA PARA IR

Puerto Escondido,Oaxaca: Paraíso surfero en México

Embora a temperatura seja boa durante todo o ano, já que as temperaturas mínimas rondam os 26 graus e as máximas rondam os 30. Mas os meses de junho, agosto e setembro costumam ser bastante chuvosos, por isso recomendamos ir à praia entre novembro e abril, pois o sol brilha praticamente todos os dias e as condições para a prática do surf são ideais.

Mais uma vez a nossa viagem deixou-nos um gosto muito bom na boca e, mais uma vez, vontade de repeti-la. Guardamos em nossos corações um pedacinho de Puerto Escondido, de Oaxaca, do México, e sonharemos em surfar novamente no Pacífico até voltarmos. Recomendamos que embarque também nesta viagem, seja para surf, mergulho, pela oferta cultural e artística, ou simplesmente para descansar e tomar um Cocol à beira-mar.